Your SEO optimized title
Gestão de produção: Qual a importância?

Gestão de produção: Qual a importância?

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS PROCESSO PRODUTIVOS

Flow Manufacturing

Gestão de produção: Qual a importância?

Atualmente tem-se verificado uma exigência crescente por parte dos consumidores em encontrar produtos ou serviços com uma boa relação preço/qualidade, o que provoca uma necessidade de as empresas implementarem certas estratégias que acelerem os processos de forma eficiente, sem descurar a qualidade. No entanto, muitos são os casos em que o processo de produção se torna bastante complexo, levando a maus aproveitamentos de matérias-primas e o consequente aumento dos gastos, pelo que se torna fundamental haver uma boa gestão de produção.

Mas o que é a gestão de produção?
Este conceito pode ser definido como um conjunto de 4 atividades, que reúne tanto os recursos materiais como a tecnologia, podendo ser aplicado a vários tipos de empresas, independentemente do setor de atividade:

1. Planeamento
A fase de planeamento é uma das fases mais importantes, uma vez que servirá de alicerce a todas as outras e possibilitará o desenvolvimento de ações viáveis que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Esta planificação será resultado de pesquisas e consultas e deve ter em conta todos os aspetos e premissas da organização.

2. Execução
Após a fase de planeamento estar concluída, procede-se à sua implementação, sendo que neste ponto é fundamental que haja uma correta organização dentro da empresa, que implica a definição concreta de cada cargo e etapa na produção, o relacionamento entre si, assim como a sua integração. Para além disto, é necessário que os colaboradores tenham um foco comum e uma visão correta dos objetivos que a empresa pretende realizar.

3. Controlo
De forma a garantir o sucesso de todo o processo de produção, surge a necessidade de implementar mecanismos de controlo, permitindo, assim, um acompanhamento dos resultados, índices e parâmetros da empresa, e por sua vez, a realização de ajustes.

4. Monitorização
Depois de realizadas todas as etapas, é necessário assegurar uma monitorização constante, promovendo a melhoria de todas as etapas do processo, assim como a sua correção e estruturação.

Como pôr em prática a gestão de produção?
A gestão de produção deve ser realizada com o auxílio a tecnologia como o Flow Manufacturing, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção, sendo integrável com equipamentos usados no chão de fábrica e com o ERP.
Este software possibilita ainda a assimilação de todos os dados de forma automática e eficaz, facilitando o controlo dos custos em tempo real, sendo que, segundo a MESA International, a utilização de um software de gestão de produção proporciona uma melhoria média anual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida.

Sobre o Autor

Flow Manufaturing é um software de gestão de produção desenvolvido pela FlowTech.

Subscreva a nossa newsletter

INFORMAÇÃO E ATUALIDADE EMPRESARIAL
Receba no seu email as atualidades empresariais e informação sobre:

  • Atualizações Legais e Fiscais;
  • Formação Empresarial e Especializada;
  • Tecnologia – Up-Grades e novas Funcionalidades;
  • Eventos e ações de networking empresarial sob questões da vida dos Empresários e das Empresas.

Deixe uma resposta

×
×

Cart

PEÇA JÁ O SEU EXEMPLAR

RELATÓRIO DE GESTÃO CLOUDWARE.BUSINESS
Close Panel